R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 3852-5295
  • (11) 9 5470-6069
MENU

5 dicas para professores iniciantes

Perguntas como “eu vou ser bom?” ou “vou conseguir atrair a atenção dos alunos?” sempre passam pela cabeça do professor em início de carreira.

5 dicas para professores iniciantes

O primeiro dia de aula não é um desafio fácil e há quem garanta que as primeiras classes definem o tipo de educador que você se tornará. Para um início de carreira sem traumas, listamos 5 dicas para os professores iniciantes começarem com o pé direito. 

1 - Não deixe a insegurança paralisar você

Eu preparei uma boa aula? Será que os alunos gostam de mim? Essas são perguntas que sempre assombram a mente de um professor antes da primeira aula começar. No entanto, você não deve deixar que o medo te paralise nem criar obstáculos desnecessários para o desenvolvimento da sua aula. Ao longo das semanas você vai saber se precisa realizar alguma modificação em sua postura ou no conteúdo das aulas para melhorar seu desempenho.

2 - As novas tecnologias não são suas inimigas

Muitas pessoas encaram as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) como um bicho de sete cabeças. No entanto, elas e os diferentes aplicativos e redes sociais são apenas ferramentas que não podem ser classificadas como boas ou más por si só. O “x” da questão é como utilizar as novas tecnologias em benefício do processo de aprendizado.

3 - Mantenha-se atualizado

É verdade que às vezes resta pouco tempo para a pesquisa contínua e a inovação, contudo, você deve reservar pelo menos três horas por semana para estudar as novas tendências, descobertas na sua área de estudo etc. Mantenha sempre seu conhecimento atualizado.

4 - Medo é diferente de respeito

Despertar o medo nos alunos não tem nada a ver com conquistar o respeito em sala de aula. Para "ganhar a classe" você deve combinar conhecimento, moderação, paciência e outras habilidades que fazem do professor um verdadeiro mestre. Tenha em mente que gritar, ser sarcástico ou mostrar indiferença nunca foram boas técnicas para interagir com os jovens.

5 - Lembre-se proque você escolheu ser professor

Em momentos difíceis, nada melhor que lembrar porque você escolheu ser educador. Além disso, tenha em mente que, mesmo que seus alunos ainda não compreendam, você está oferecendo a eles a chance de desenvolverem a capacidade de perceber, julgar e refletir sobre o mundo, tornando-se consequentemente pessoas melhores no futuro. Outra coisa que você não deve esquecer é de ser você mesmo, sempre, e jamais ter medo de admitir que você não sabe sobre algo, afinal, estamos todos em eterna aprendizagem.

O mercado educacional está cada vez mais carente de professores gabaritados. Por este motivo, o MEC criou o Programa Especial de Formação de Docentes (R2), que capacita o bacharel e o tecnólogo para trabalhar no campo da educação. Ficou interessado? Conheça o R2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES!