R2 Formação Pedagógica

R2 Formação Pedagógica

Cursos de Formação Pedagógica, Licenciatura e Pedagogia

  • (11) 2864-5537
  • (11) 9 5470-6069 (Tim)
MENU

Concurso público para professores

Bacharéis e tecnólogos também podem participar, após cursarem uma licenciatura em apenas 7 meses

Concurso público para professores

A carreira oferecida por órgãos públicos é o grande sonho de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Isto é, mais de dez milhões de pessoas se preparam para disputar uma das vagas de cargos públicos em âmbito federal, estadual e municipal. 

Na área da educação, os concursos públicos também são cobiçados pela maioria, já que os professores concursados possuem um plano de carreira mais atrativo, quando comparado aos planos de professores designados. Piso salarial crescente, férias-prêmio e estabilidade de carreira são apenas alguns dos benefícios concedidos ao professor que conquistou um cargo efetivado por meio de um concurso público.

 

Bacharéis e tecnólogos podem entrar na disputa

Embora os cursos superiores de tecnologia e os bacharelados não possuam grade curricular voltada para carreira educacional, atualmente já é possível tornar-se um professor concursado mesmo sendo um bacharel ou tecnólogo. A única exigência é a realização prévia de uma licenciatura de 6 meses, reconhecida pelo MEC desde a criação da resolução nº 2.

Nessa licenciatura, o bacharel ou tecnólogo poderá obter todo o conhecimento necessário para lecionar disciplinas que estejam em seu histórico acadêmico e, ao fim do curso, será reconhecido como um profissional licenciado, apto a participar de concursos públicos para professores.

Isso significa que os graduados em administração, comércio exterior, direito, jornalismo, publicidade, engenharia e outros cursos que provêm o título de bacharel ou tecnólogo podem ser professores concursados, desde que concluam uma licenciatura plena de 7 meses.

Os bacharéis em história, geografia, filosofia, sociologia, matemática, química e física, que não tiveram a opção de estudar os módulos de licenciatura na universidade, também podem cursar a licenciatura de 7 meses em uma instituição credenciada pelo MEC para, posteriormente, concorrer às vagas de concursos públicos.

 

Licenciatura de 7 meses pode ser feita em diferentes períodos do ano

Para os bacharéis e tecnólogos que pretendem concluir a licenciatura em um único semestre, a boa notícia é que não é necessário esperar vários meses para começar o curso.

Na R2 Pedagógica, é possível matricular-se em turmas que são iniciadas mensalmente, começando quase de imediato sua jornada de licenciatura. Para saber mais informações, entre em contato com a R2 Pedagógica via formulário de contato, e-mail ou telefone.