R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 3852-5295
  • (11) 9 5470-6069
MENU

Diferença entre Bacharelado e Licenciatura

Um questionamento muito comum para quem ainda está decidindo qual curso superior começar é: o que é bacharelado e licenciatura.

Diferença entre Bacharelado e Licenciatura

Muitos campos de atuação como Química, História, Biologia e Educação Física oferecem ambas modalidades de cursos, mas muitos não entendem as diferenças para então, decidir qual é a mais adequada para começar uma carreira.

Então, neste artigo vamos explicar as características essenciais entre bacharelado e licenciatura para assim, ajudar a você a escolher o curso ideal. Vamos lá?

Licenciatura

Essa modalidade de ensino é direcionada para formar docentes nas áreas em que estão estudando  e formando. Ou seja, aqueles profissionais que desejam dar aulas sobre determinados assuntos correlatos ao curso devem optar pela licenciatura.

A diferença essencial para quem cursa a licenciatura é que a grade curricular embora seja a mesma que de um curso bacharel, tem disciplinas a mais, direcionadas ao ensino pedagógico e didática, essenciais para a formação de professores.

Dependendo da área de atuação, uma licenciatura pode ter a duração de 3 a 5 anos, ofertando o campo de trabalho para ensinar em escolas de educação básica tanto particulares como públicas.

Bacharelado

Agora, quem se forma bacharel em uma área possui um conhecimento mais amplo e generalista o que garante uma enorme área de atuação. Por exemplo, um bacharel em comunicação social pode atuar desde em redação de um jornal impresso ou online até mesmo no departamento de marketing das mais variadas empresas.

Normalmente, os cursos de bacharelado possuem de 3 a 6 anos de duração, dependendo da área de estudo e é amplamente aceito pelo mercado de trabalho, formando profissionais multidisciplinares, de fácil adequação nas mais variadas funções.

Porém, se estes profissionais desejarem lecionar nas suas áreas de atuação, precisam de cursos de especialização ou então de uma formação complementar em pedagogia, como uma ‘segunda faculdade’ para se tornarem aptos.

Cursos 2 em 1

Há a possibilidade também de escolher um curso em uma instituição que ofereça o diploma com formação simultânea em bacharelado e licenciatura, dando oportunidade para o recém formado poder escolher como atuar. Formandos de Letras ou Educação Física, por exemplo, normalmente têm essa facilidade.

Independentemente da escolha, é preciso ter muita atenção ao curso, grade curricular e a instituição de ensino que irá oferecer o bacharelado ou licenciatura para ter a certeza da qualidade do ensino. E claro, estar preparado para o mercado de trabalho. Principalmente se o foco é lecionar, ou seja, passar o conhecimento aos outros.