R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 3337-0364
  • (11) 9 5470-6069
MENU

Quais qualidades um bom professor deve ter?

Se você quer ingressar na carreira educacional, é importante saber quais qualidades caracterizam um bom professor.

Quais qualidades um bom professor deve ter?

É claro que cada indivíduo tem suas qualidades particulares, mas algumas características são imprescindíveis para seguir uma trajetória de sucesso como educador. Conheça algumas delas aqui.

Aperfeiçoamento contínuo

O bom professor sabe que pode e deve melhorar continuamente como educador. Portanto, se você acha que suas aulas são perfeitas, é sinal de que você tem um problema muito sério. Se você não busca melhorar, porque acredita que seu ensino é perfeito, talvez você deva considerar mudar de carreira, porque é claro que lhe falta o espírito de autocrítica necessário para melhorar como educador.

Paciência

O professor deve ser paciente. Um dos fundamentos da educação hoje é que nenhuma criança é igual a outra. Algumas precisam de mais tempo e outras de menos para fazer a lição de casa ou entender o que viu na sala de aula. Devemos ser pacientes da mesma maneira com todos os alunos, tanto aqueles que aprendem mais rápido, como os que precisam de mais tempo e atenção. Nosso apoio deve ser firme. O tempo dedicado a ensinar nunca será perdido e devemos sempre demonstrar confiança nos alunos.

Boa adaptação

Capacidade de adaptação é uma das características mais importantes que todo bom professor deve ter. Todos os dias você terá novos desafios e deve ser capaz de se adaptar e saber lidar com uma quantidade significativa de elementos adversos.

Facilidade de comunicação

O bom professor deve ter o dom da fala. No processo de comunicação estabelecido todos os dias em sala de aula, você exercerá a maior parte do tempo o papel de "emissor" da informação, mas também será por muitas vezes o "receptor", e as repostas dos alunos nem sempre serão claras e consistentes, como no caso dos primeiros anos do ensino fundamental, e você precisa ser capaz de interpretá-las.

Você não pode esquecer que os seus alunos não serão seus únicos interlocutores. Você também vai precisar se comunicar regularmente com os pais e deve fazê-lo fluentemente e com a mesma confiança e entusiasmo que você conduz suas aulas. 

Saber motivar os alunos

Um bom professor deve encontrar formas de incentivar a motivação de seus alunos. Para desenvolver as habilidades analíticas dos alunos, os educadores devem incentivá-los a considerar o "por quê" de todas as coisas e aceitar que seus julgamentos não precisam sempre coincidir com os do professor. 

Ter empatia

Os melhores professores não se interessam apenas em transmitir as informações pertinentes à sua área do conhecimento, são antes preocupados em desenvolver as habilidades do aluno, contribuindo para formar cidadãos críticos que saibam enfrentar as adversidades da vida.

Ser capaz de aprender com seus alunos

É essencial que o professor esteja atento às oportunidades de aprender com seus alunos, ou seja, entender o aluno não somente como objeto de reflexão do educador, mas como sujeito do processo educacional. Procure conhecer seus alunos através de perguntas relacionadas às suas atividades extracurriculares e suas opiniões sobre os temas discutidos em sala de aula.

Você possui essas qualidades? O mercado educacional está cada vez mais carente de professores gabaritados. Por este motivo, o MEC criou o Programa Especial de Formação de Docentes (R2), que capacita o bacharel e o tecnólogo para trabalhar no campo da educação.