R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 3337-0364
  • (11) 9 5470-6069
MENU

Qual a diferença entre licenciatura, graduação e pós graduação?

Com a constante mudança no mercado de trabalho, e a dificuldade em conseguir uma recolocação no mercado, dependendo da área de trabalho, melhorar o currículo e aprimorar seus conhecimento teóricos e técnicos se tornou fundamental para conseguir um bom emprego.

Qual a diferença entre licenciatura, graduação e pós graduação?

Caso você esteja empregado, pensando em mudar de área, desempregado, ou querendo melhorar de cargo e remuneração, saiba que não há um outro caminho a não ser se especializar e estudar mais, para se tornar um profissional diferenciado.

Apesar de saber a importância de investir nos estudos, você sabe qual o tipo de formação oferece mais benefícios profissionais e se encaixa melhor em seus objetivos? Neste artigo você irá entender a diferença entre graduação, pós-graduação e licenciatura.

O que é a graduação?

A graduação é o termo utilizado para se referir ao tipo de curso que oferece uma formação completa, e permite que o indivíduo formado exerça a profissão escolhida com um cargo, geralmente, melhor no mercado.

Qualquer estudante pode escolher estudar por meio de uma graduação, desde que o mesmo já tenha concluído o ensino médio.

O indivíduo que opta por se formar pelo método de uma graduação poderá buscar centros universitários, universidades ou faculdades que são reconhecidas pelo Ministérios da Educação (MEC).

Atualmente, a maioria das empresas, quando oferecem uma vaga com um cargo melhor e mais bem remunerado exigem a formação superior completa ou em curso. Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que, com um diploma de nível superior, o trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. 

E a pós-graduação?

A pós-graduação é um formato de ensino que é destinado àqueles estudantes que já se formaram na graduação. 

O intuito da pós-graduação é a especialização em determinada área que o profissional se formou com a graduação. Sendo assim, o profissional pós-graduado consegue se destacar em uma especialidade dentro do segmento em que ele atua. Os cursos de pós-graduação no Brasil se dividem em: mestrado, doutorado, especialização e aperfeiçoamento.

Ok, mas e a licenciatura?

A licenciatura é um grau acadêmico voltado para a formação de professores. Este tipo de categoria permite que o formado dê aulas para áreas de estudo do ensino fundamental e médio.

Resumidamente, a licenciatura permite que o licenciado tenha a autorização e capacidade para ensinar alguma disciplina relacionada à sua área de formação em uma escola de ensino básico e médio.

Qual o benefício de optar por seguir o caminho da licenciatura?

A licenciatura permite que o graduado repasse seus conhecimentos aos mais jovens e influencie em seus caminhos no futuro. 

Muitos profissionais também podem exercer seus conhecimentos profissionais em mais de uma área, já que a carga horária de um professor pode oferecer a possibilidade do profissional ter outra forma de remuneração.