R2 Formação Pedagógica

R2 Formação Pedagógica

Cursos de Formação Pedagógica, Licenciatura e Pedagogia

  • (11) 2864-5537
  • (11) 9 5470-6069 (Tim)
MENU

Segmento de pré-vestibular/ENEM abre portas para novos licenciados

Tecnólogos e bacharéis também podem pleitear às vagas

Segmento de pré-vestibular/ENEM abre portas para novos licenciados

Com o ensino superior cada vez mais valorizado no cenário acadêmico brasileiro, a “escalada” rumo à universidade tem sido empreendida com dedicação por grande parte dos estudantes do ensino médio. A consequência disso é uma procura crescente por conteúdos pré-vestibular e a movimentação do segmento de cursinhos para conseguir suprir a demanda dos vestibulandos.

Entretanto, as instituições que ofertam módulos pré-vestibular encaram um problema comum no mercado educacional: o déficit de profissionais licenciados para ministrar aulas em disciplinas específicas, cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos principais vestibulares de universidades privadas e federais.

Isso significa que os novos licenciados podem concorrer a excelentes oportunidades não somente como professores da educação básica, mas em cursinhos de pré-vestibular criados por escolas particulares focadas nesse segmento.

 

Tecnólogos e bacharéis também podem pleitear às vagas

As possibilidades de lecionar conteúdos para vestibulandos em cursinhos não se estendem apenas aos formados em letras, matemática, história, química, física e geografia. Os tecnólogos e bacharéis que concluírem uma licenciatura em seis meses – autorizada pela resolução nº 2 do Ministério da Educação (MEC) − podem participar de recrutamentos e seleções para professores de cursinhos, com o objetivo de lecionar disciplinas que sejam compatíveis com sua área de conhecimento.

Por exemplo, um bacharel em Jornalismo, que tenha concluído disciplinas relacionadas à produção e edição de textos, pode lecionar aulas de redação em cursos pré-vestibular.  Ou, um bacharel em Direito com um histórico de disciplinas filosóficas e sociológicas pode atuar como professor de filosofia e sociologia, auxiliando os vestibulandos na compreensão dessas matérias.

De acordo com Luiz Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares, a média salarial para professores de cursinhos é variável entre R$75,00 (júnior) e R$ 111,00 (pleno), por hora/aula.  

 

Licenciatura em seis meses:  um curso rápido, porém completo

Os bacharéis e tecnólogos que almejam a carreira de professor de cursinhos pré-vestibular devem realizar a inscrição em uma licenciatura de 6 meses, para iniciar as aulas à distância com disciplinas pedagógicas, didáticas e educativas que serão indispensáveis em sua futura profissão.

Também é obrigatória a frequência em três encontros presenciais realizados aos sábados, a cada dois meses.  Para mais informações sobre a licenciatura de 7 meses, navegue pelo site da R2 Pedagógica ou entre em contato conosco pelos nossos telefones.