R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573

Área pedagógica

Área pedagógica: Conheça agora mesmo o que todos deveriam saber sobre a Área pedagógica e como se destacar no campo da pedagogia

Área pedagógica

Área pedagógica: conheça tudo sobre o vasto campo da pedagogia

Se você está pensando em ser um profissional da área pedagógica saiba que está fazendo uma excelente escolha, pois essa é uma área bastante promissora.

A demanda educacional não tem fim, portanto, há grandes chances de trabalhar como professor no ensino infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Você poderá também ocupar a função de orientador, supervisor ou até mesmo gestor escolar.

O curso de pedagogia permite uma ampla atuação, pois é possível trabalhar em empresas da iniciativa privada, instituições públicas,  hospitais, presídios, entre outros.

Quer obter mais informações sobre a área pedagógica? Continue lendo o texto abaixo para saber tudo o que precisa para se tornar um profissional qualificado.

 

Área pedagógica: quais as possibilidades de atuação

Muitas pessoas antes de se matricularem no curso de pedagogia querem saber em quais áreas o pedagogo pode atuar.  

Esse é o questionamento bastante pertinente, afinal de contas é o momento da escolha de sua profissão.

Após a conclusão do curso de pedagogia, o profissional terá à sua frente um vasto campo de atuação.

Essa verdade, quebra o antigo mito de que essa é uma área restrita ao ambiente escolar.

 

Veja abaixo algumas possibilidades:

· Desenvolvimento de brinquedos: o profissional trabalha em conjunto para garantir que os brinquedos sejam adequados à faixa etária à qual se destina. Além de assegurar que eles cumpram suas funções pedagógicas.

· Produção e revisão de materiais pedagógicos: os livros didáticos, apostilas, e-books e demais recursos são de grande valia no processo ensino-aprendizagem e precisam ser produzidos e revisados sob orientação de um profissional formado em pedagogia.

· Hospitais: a atuação de um pedagogo no ambiente hospitalar é de fundamental importância para auxiliar os internos para que o processo educacional não seja interrompido.

· Empresas: o pedagogo trabalha diretamente ligado ao setor de recursos humanos, sua função é organizar treinamentos e promover a adequação às mudanças internas, bem como a ambientação dos novos contratados.

· Instituições públicas: após a conclusão do curso, o pedagogo poderá atuar em presídios públicos e também no setor público, nas casas de cultura, secretarias de educação, entre outros.

Mesmo com todas essas possibilidades, a atuação do pedagogo em sala de aula é bastante ampla, pois ele pode se dedicar à educação infantil ou ao ensino  regular.

Além disso, ele pode optar também pela educação especial, participando diretamente na elaboração de técnicas especiais para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem.

 

Área pedagógica: como se tornar um pedagogo

Para se tornar um pedagogo é de vital importância cursar pedagogia.

O curso tem duração de 4 anos e é voltado para quem ainda não possui graduação na área educacional.

Para àqueles que concluíram o ensino superior, em qualquer  área, seja como bacharel ou tecnólogo, mas desejam trabalhar em sala de aula, devem cursar a licenciatura para graduados em 7  a 10 meses.

Esse curso é conhecido como complementação pedagógica.

Um curso voltado para profissionais que desejam trabalhar em sala de aula aproveitando as disciplinas da graduação que possui.

Portanto, antes de efetuar sua matrícula é preciso pedir que a equipe pedagógica da instituição escolhida, faça uma análise detalhada do seu histórico.

Essa avaliação é que vai definir quais as disciplinas serão aproveitadas durante a complementação.

Por exemplo, suponhamos que você tenha se graduado em administração de empresas e durante o curso tenha estudado disciplinas tais como matemática e estatística.

A complementação pedagógica irá preparar você para atuar como professor de matemática, oferecendo conteúdos específicos.

É importante esclarecer que a área de atuação de quem faz a licenciatura ou a complementação pedagógica é menor.

Pois os cursos são destinados para quem deseja atuar como professor.

Enquanto que, atuação dos graduados em pedagogia se estende para outros ambientes tais como: empresas, hospitais, editoras e fábricas de brinquedos infantis e pedagógicos.

 

Aproveitando a graduação anterior para se tornar um pedagogo

No entanto, se mesmo graduado você deseja ampliar sua formação na área pedagógica, mas não quer se limitar à sala de aula, é possível investir em um curso bastante interessante.

A pedagogia para graduados em 10 meses é uma excelente opção para quem deseja atuar além da sala de aula.

Seguindo a Resolução 2/2015 do Conselho Nacional de Educação do MEC (Ministério da Educação e Cultura) que autoriza bacharéis, licenciados e tecnólogos se tornem pedagogos.

Para isso, há o aproveitamento das disciplinas estudadas na graduação anterior e o foco da nova formação é apenas nos conteúdos da área pedagógica.

 

Área pedagógica: veja como escolher a melhor opção de curso de acordo com a sua necessidade

Para se tornar um profissional devidamente habilitado é preciso investir na correta formação.

Se você tem interesse em se tornar um pedagogo, pode escolher uma das 3 opções mencionadas acima.

 

São elas:

· Graduação em pedagogia;

· Licenciatura pedagógica em 7 meses;

· Complementação pedagógica para bacharéis

· Pedagogia para graduados em 10 meses.

 

Antes de escolher a melhor opção é muito importante considerar seus objetivos pessoais e sua formação atual.

Por exemplo, se você não tem muita pressa para concluir o curso e também não possui nenhuma formação na área pedagógica, uma boa escolha é a graduação em pedagogia.

Ao concluí-la você estará totalmente preparado para atuar em sala de aula no ensino infantil e fundamental e ainda em alguma função da gestão escolar.

Caso não queira se limitar à área escolar, pode optar por uma das variadas atuações do pedagogo apresentados no texto acima.

No entanto, se já concluiu curso superior seja bacharel ou tecnólogo em alguma área específica, mas quer dar aulas, a melhor opção é a licenciatura pedagógica em 7 meses.

 

Com base em sua formação, será possível escolher a disciplina que você poderá lecionar. Veja abaixo algumas delas:

· Artes;

· Filosofia;

· Sociologia.

· Geografia;

· História;

· Letras, entre outros.

 

É importante lembrar que a licenciatura torna você apto para dar aulas nas séries finais do ensino fundamental e também no ensino médio.

Além do EJA, cursos técnicos atuando como professor de matérias específicas e ainda participar de concursos públicos.

Se você concluiu o curso superior, seja como bacharel ou tecnólogo, mas quer trabalhar na educação infantil ou nas séries iniciais do ensino fundamental, a complementação pedagógica para bacharéis é a melhor opção.

 

Entendendo as diferenças entre complementação pedagógica e licenciatura

Assim como na licenciatura, quem faz a complementação, terá a formação em menor espaço de tempo, pois há o aproveitamento de disciplinas estudadas anteriormente.

A grande diferença é que a licenciatura para graduados é destinada a quem deseja escolher uma disciplina específica para dar aula.

Enquanto que, a complementação pedagógica permite a mesma atuação que o pedagogo graduado.

Começando no ensino infantil até o final do ensino médio, além do EJA, cursos técnicos e ainda possibilidade de prestar concurso público.

 

Área pedagógica: como enriquecer o currículo com o curso de pedagogia para licenciados

Se você já concluiu sua formação superior cursando alguma licenciatura, mas deseja enriquecer seu currículo, a pedagogia para licenciados EAD em 12 meses é uma excelente opção.

Além da facilidade do ensino à distância, essa é uma possibilidade de formar rapidamente e assim aumentar as chances de conseguir trabalho.

Uma vez que as possibilidades de atuação serão ainda maiores, pois o profissional poderá trabalhar no ensino infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental I.

Além disso, poderá ainda exercer qualquer função ligada á gestão escolar, seja como orientador, supervisor ou até mesmo como diretor.

Essas funções exigem a devida preparação acadêmica, para garantir que o processo educacional seja completo.

O curso de pedagogia para graduados oferece algumas vantagens, são elas:

· Conquistar uma nova formação em um curto período de tempo;

· Ter uma formação completa com apoio de profissionais devidamente habilitados;

· Aproveitar as facilidades e praticidade do ensino à distância;

O curso de licenciatura plena em pedagogia EAD também é uma excelente opção para quem quer se formar professor, pois é similar ao curso de pedagogia.

Conheça as vantagens de se tornar uma graduação em pedagogia:

· Trabalhar com carga horária menor diariamente;

· Possibilidade de dobrar os ganhos ocupando dois cargos;

· Conciliar o exercício de outra profissão com a atividade de lecionar;

· Férias duas vezes ao ano;

· Ter mais tempo para passar com a família ou se dedicar a outras atividades do seu interesse;

· Aumentar de forma progressiva o seu ciclo de amizades;

· Participar de forma direta da formação dos futuros profissionais do país.

 

Área pedagógica: por que a R2 é destaque na formação de profissionais da educação

A R2 é uma instituição séria com valores sólidos que atua diretamente na formação de profissionais da educação há mais de 7 anos.

No decorrer de sua história, ela participou com responsabilidade na formação dezenas de alunos que hoje contribuem para uma educação de qualidade no país.

Por prezar pela qualidade do ensino, todos os seus cursos são autorizados e reconhecidos pelo MEC para que os alunos tenham total segurança ao concluírem seu curso.

Por isso, ela é uma instituição legalizada que atende todas as exigências para funcionamento e aplicação dos mais variados cursos na área pedagógica.

 Sua equipe de profissionais está devidamente preparada tanto no âmbito acadêmico, como na experiência no setor público e privado de educação.

Portanto, ao escolher essa instituição para fazer parte da sua história de formação como profissional na área pedagógica você terá todo o suporte que precisa para se tornar um excelente profissional.

Além de ter total segurança, em relação ao seu diploma, que será reconhecido pela autoridade máxima do país no segmento educacional.

Veja abaixo outras vantagens:

· Possibilidade de estudar nas modalidades: presencial, semipresencial ou EAD;

· Cursos com aproveitamento de disciplinas estudadas em graduações anteriores, resultando em menos tempo de estudo;

· Preços mais acessíveis;

· Atendimento de qualidade para que os alunos tenham todo o suporte que precisam durante o processo de ensino-aprendizagem, entre outros.

 

Conclusão

Se você está buscando oportunidade de trabalho na área pedagógica, a R2 formação pedagógica é o melhor lugar para que você possa começar a se preparar.

Acesse hoje ainda nosso site e conheça as oportunidades de curso.

Escolha aquela que atende à sua necessidade e comece já a estudar.

Para isso, basta preencher a ficha de matrícula e garanta uma formação de qualidade, para que você possa atuar de forma brilhante no segmento educacional.

Contato via Whatsapp