R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573

Atuação do pedagogo na escola

Atuação do pedagogo na escola: conheça todos os detalhes sobre a importância desse profissional

Atuação do pedagogo na escola

Atuação do pedagogo na escola: conheça um pouco mais sobre a importância desse profissional

 

A atuação do pedagogo na escola qualifica o processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem de crianças do ensino fundamental.

A importância desse profissional no âmbito escolar está diretamente focada em uma educação de qualidade.

Portanto, educadores comprometidos, têm buscado situar a função específica do pedagogo no amplo espaço que ocupa no processo de formação do aluno.

Atualmente, a atuação do pedagogo na escola demanda ações educativas pautadas na busca de caminhos criativos a serem trilhados.

Quer saber mais sobre a importância desse profissional para a construção do conhecimento? Então continue lendo com bastante atenção.

 

Atuação do pedagogo na escola: quem é esse profissional

Para saber sobre a atuação do pedagogo é bom entender que no ambiente escolar ele é o profissional de apoio educacional ao professor.

Ou seja, ele é também o especialista em educação que contribui para a qualidade de ensino e aprendizado conduzindo os alunos à construção do conhecimento.

O pedagogo é ainda o profissional que precisa se capacitar para desenvolver um bom trabalho de acordo com o contexto social que venha atuar.

Movido pela curiosidade e criatividade, sempre aprendendo e descobrindo novas estratégias de ensino.

Optar por essa carreira requer vocação para o ensino como também paciência e apreço para lidar com crianças e adolescentes no espaço escolar.

Gostar de ensinar é fundamental para o sucesso do ensino aprendizagem, pois o protagonista está em constante aperfeiçoamento de sua arte.

Além disso, é preciso ter empatia pela função de gestão, uma vez que o profissional também poderá atuar nessa área.

Enquanto isso, no cumprimento da missão de transmitir conhecimento e pronto a ouvir, tem a oportunidade de vivenciar e também aprender.

Essa nobre profissão requer amor e vontade de transformar, educar e orientar para o crescimento de uma sociedade.

Na verdade, o pedagogo é um cientista da educação ao fazer o estudo organizado e sistemático da problemática da educação.

A atuação do pedagogo  tem como objetivo descobrir  métodos e desenvolver didáticas a fim de qualificar o processo educativo.       

Todas essas características conduzem o profissional ao encontro de seu diferencial moldado em um bom profissional.

Portanto, conheça um pouco mais sobre o trabalho deste profissional, em que áreas ele pode atuar e quais atividades um pedagogo desempenha.

Vem com a gente conhecer mais um pouco sobre o pedagogo e suas funções no espaço escolar. 

 

As funções do pedagogo na escola      

Em um mundo que está em constante mudança, a atuação do pedagogo na escola traz desafios frente a sociedade contemporânea.

Tendo em vista a necessidade de reflexões críticas sobre o papel social da educação, bem como as transformações do mundo globalizado.

Respeito, educação, determinação e resolução de conflitos fazem parte da rotina diária do profissional que escolheu essa carreira.

Entende-se que o pedagogo cumpre o papel de quebrar paradigmas que dificultam a capacidade de interação entre alunos e professores.

Por isso, ele busca diversas possibilidades por meio de recursos e tecnologias modernas envolvendo os atores desse processo.

O pedagogo deve estar preparado para conduzir e coordenar a equipe para atuar de forma satisfatória frente às demandas curriculares.

A formação em pedagogia capacita a atuação como professor na educação infantil, (pré-escola) e ensino fundamental (primeiro ao quinto ano).

Ainda assim, possibilita também atuar em funções voltadas para a gestão escolar, como supervisão, direção ou orientação educacional.

Na docência, o pedagogo atua como professor ou auxiliar de sala, como facilitador e mediador entre o aluno e o conhecimento.

Na área de gestão, o profissional desempenha tarefas de gerenciamento, coordenação, avaliação e execução de projetos pedagógicos, dentre outros.

 

Educação inclusiva

Ele pode também atuar frente a educação especial inclusiva, adequando os métodos de ensino aos estudantes com necessidades especiais.

Para executar seu trabalho de maneira satisfatória, o pedagogo vai nortear no sentido de identificar a realidade de cada problema.

Dessa forma, solucionar favoravelmente, obtendo resultados eficientes para o corpo docente.

Veja as tarefas: 

  • Desenvolver projetos educacionais,
  • Coordenar, 
  • Supervisionar, 
  • Liderar, 
  • Planejar, 
  • Organizar, 
  • Construir, 
  • Auxiliar, entre outras funções durante a atuação do pedagogo na escola.

 

Enfim, ele ocupa grande espaço na organização do trabalho pedagógico e facilita a aprendizagem independente do ambiente que está inserido.

Você já pensou em atuar nessa área? Então, continue lendo e se encante com essa profissão valorosa.

 

Formação em pedagogia

O curso de pedagogia é um dos mais procurados no Brasil. 

Ocupando o terceiro lugar nas graduações e número de alunos.

O tradicional espaço de atuação do pedagogo é a escola. 

Boa parte das oportunidades de trabalho para ele estão na rede pública.

O curso lhe dá a opção de atuar no Ensino Fundamental, Médio, Profissional e (EJA) Educação de Jovens e Adultos.

É uma graduação valiosa cercada de benefícios e facilidades para quem deseja habilitação para lecionar.

Proporciona uma realidade cheia de desafios e recompensas diante da tarefa de ser protagonista do ensino interagindo com o aluno.

O professor é aquele que conduz a criança desde pequeno a superar suas dificuldades no desenvolvimento das habilidades e ir além.

Dotado de paciência e perseverança ao ensinar tudo que aprendeu, a brilhante atuação dele é que inspira muitos a escolher o curso de Formação Pedagógica.

 

Abordagem do curso

Durante o curso, o aluno aprenderá competências e habilidades importantes nessa área.

Dentre elas se destaca a comunicação, didática, LIBRAS, gestão da educação, psicologia da educação, dentre várias outras matérias importantes.

Assim, o professor terá oportunidade de desenvolver suas habilidades e aprender e desenvolver estratégias pedagógicas durante o curso.

Muitas pessoas despertam esse desejo mesmo após a conclusão do ensino superior.

Portanto, quem tem o nobre desejo de ensinar em uma escola, este curso é de extrema importância até mesmo para os mais experientes.

Então, a solução é realizar o curso de Formação Pedagógica e certamente você que está lendo este artigo tem esse sonho.

Sabendo que nunca é tarde para aprender e que a educação transforma vidas, é recomendável a formação em uma instituição de primeira linha.

Uma instituição que ofereça aos seus alunos todas as etapas do aprendizado, treinamento e suporte em todos os processos.

Dessa forma, o aluno é capaz de descobrir e aprimorar habilidades que serão empregadas em sua efetiva atuação no ambiente escolar.

Apesar do pouco reconhecimento, não há dúvida da importância dos professores para a formação de uma sociedade melhor e mais justa.

Como pode observar, o responsável pela organização didática e intelectual do processo de ensino e aprendizagem é o pedagogo.

Então, se você sonha em fazer pedagogia, o próximo passo é buscar uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Sendo assim, se após a leitura deste post você se convenceu de que deseja ingressar no curso de pedagogia, não perca tempo!

Continue lendo para descobrir como escolher a melhor faculdade para fazer seu curso em Pedagogia.

 

Como escolher a melhor faculdade?

Escolher uma instituição séria requer cuidado e pesquisa para selecionar aquela que realmente esteja comprometida com o desenvolvimento acadêmico.

Além disso, uma instituição que se preocupa com a formação profissional e a preparação para o mercado de trabalho.

Lembrando ainda de analisar se a infraestrutura está de acordo com suas expectativas e se a proposta pedagógica atende seu perfil.

O ideal é saber escolher, afinal, a instituição exerce grande influência na qualidade de sua formação.

Entra, na hora de analisar uma faculdade, você precisa saber quais são os aspectos mais importantes.

Na hora de tomar sua decisão, considere a infraestrutura. Esta deve oferecer instalações ideais para a melhor forma de estudar.

É indispensável a existência de uma biblioteca confortável e silenciosa, abastecida de um bom acervo literário que atenda sua área.

Não se esqueça de observar a recepção, quanto a qualidade no atendimento aos alunos porque em alguns momentos vai precisar de sua atenção.

Contudo, avalie a matriz e a grade curricular. 

Estes devem seguir as recomendações do Ministério da Educação para o curso.

Ainda é necessário conferir a qualificação do corpo docente. Isto é indiscutível para a qualidade de uma instituição.

É importante observar a formação dos professores. Se tem cursos de especialização, mestrado ou doutorado bem como sua experiência profissional.

Além disso, seus professores, além da formação, precisam ter boa didática para oferecer exemplos práticos e atividades interessantes.

 

Estude à distância

Agora você já é capaz de escolher uma boa faculdade. Entre em contato com a R2 e faça seu vestibular de pedagogia. 

Além disso, é importante se procurar a oferta de ensino à distância. 

Ele deve atender os mesmos critérios de qualidade do ensino presencial. 

As duas formas de graduação são aceitas pelo MEC. 

Outra questão importante que diz respeito ao curso, é ficar atento na hora de escolher bacharelado ou licenciatura. 

Quem opta pela licenciatura poderá trabalhar apenas como professor na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 

Enquanto que o bacharel poderá dar aulas e ocupar cargos na gestão escolar.

 

 Conclusão

Como pode observar, o responsável pela organização didática e intelectual do processo de ensino e aprendizagem é o pedagogo.

Se você chegou até aqui é porque tem um sonho a se realizar. Então não perca tempo e faça a escolha certa.

Entre agora mesmo em contato com a R2 Formação Pedagógica e venha construir sua carreira de sucesso

Acesse nosso site e venha estudar em uma instituição comprometida com a formação de profissionais competentes que farão a diferença na sociedade.

Preencha o formulário de matrícula e garanta sua vaga em uma das turmas do curso de Pedagogia!

 

Entre em contato

 

 

 

 

 

Contato via Whatsapp