R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573

Como dar aula em escola pública

Como dar aula em escola pública? Saiba neste artigo o que todos deveriam saber para sobre como dar aula em escola pública. Aproveite!

Como dar aula em escola pública

Como dar aula em escola pública? Veja o que fazer para se tornar habilitado

Para saber como dar aula em escola publica é importante entender que para exercer a função a principal exigência é ser graduado em pedagogia ou alguma licenciatura.

Obviamente, que haverá variações de acordo com o grau de ensino que você deseja atuar.

Por exemplo, professores do ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental precisam ter o curso pedagogia.

Enquanto que professores de disciplinas específicas precisam ter a graduação ou licenciatura na disciplina que deseja lecionar, por exemplo: Matemática, Português, etc.

Se você quer trabalhar como professor de biologia ou ciências deverá ter um diploma de bacharel ou licenciatura em biologia.

As exigências da rede pública são as mesmas da rede privada, pois ambas são regulamentas pelo MEC.

Quer saber mais sobre como se tornar um profissional habilitado para dar aulas? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

 

Como dar aula em escola publica: conheças as duas principais formas de trabalhar

Se você quer saber como dar aula em escola publica,  é preciso começar avaliando a sua formação. Duas são as situações em que o profissional pode dar aulas.

Vamos analisar cada uma delas para que você possa entender com clareza:

 

1. Professor já formado

Se você é uma professor já formado em pedagogia pode começar a sua carreira na escola pública da rede estadual ou municipal por meio de concurso.

É importante ficar de olho nos editais das provas e se preparar para conquistar uma boa colocação e assim conquistar o seu cargo efetivo.

Embora tenha variações de um estado ou município para outro, de acordo com a demanda, é importante ressaltar que os editais da área de educação são os que mais oferecem vagas.

Além disso, dependendo da cidade, até mesmo os profissionais que não foram aprovados dentro do número de vagas, precisam ter prestado concurso público para conquistar uma vaga para trabalhar como professor.

Essas vagas são conhecidas como designação. Elas têm o papel de preencher um cargo vago, mesmo que temporariamente para assegurar o funcionamento das escolas.

Vale ressaltar que essa medida é protegida por lei e aprovada pelo MEC- Ministério da Educação e Cultura.

No entanto, cada estado tem a sua Lei própria para regulamentar esse processo, lembrando que ela deve ser baseada nas determinações do MEC.

Esse órgão do Governo Federal é responsável por regulamentar a educação no Brasil desde o ensino infantil até a formação do ensino superior.

 

2. Profissional graduado, mas sem o curso de licenciatura

Mesmo os profissionais graduados sejam como bacharel ou tecnólogo podem dar aulas em áreas correlatas a sua graduação através de contrato temporário, porém a prioridade de aulas será sempre do profissional Licenciado.

O graduado em bacharel ou tecnólogo pode fazer uma complementação pedagógica de acordo com as exigências do MEC.

No entanto, se você possui alguma graduação e gostaria de dar aulas de algumas disciplinas correlatas, é preciso fazer a licenciatura em 7 meses e assim atuar como professor CLT, contrato ou poder participar de concursos público em todo o Brasil

Essa será uma espécie de complementação, uma vez que o profissional se tornará habilitado usando algumas disciplinas que ele estudou na graduação anterior.

Portanto, se você quer saber como dar aula em escola publica, precisa avaliar em qual das condições você encontra para começar a concorrer.

Lembrando que, mesmo que a sua formação precise da complementação pedagógica ou do curso de licenciatura, é preciso prestar concurso público.

Ele é uma forma de controlar as contratações de profissionais e ao mesmo tempo garantir que todos os contratados estarão de fato habilitados.

Uma vez que, para prestar o concurso é preciso seguir as exigências dos editais.

Além disso, no momento da contratação seja para ocupar o cargo efetivo ou designado é preciso comprovar a sua formação superior com habilitação para a sala de aula.

Ou seja, se você ainda não fez a sua complementação pedagógica ou curso de licenciatura, não perca mais tempo.

Acesse agora o site da R2 Formação Pedagógica e conheça os cursos com até 7 meses de duração .

Com eles, você não mais ficará em dúvida sobre como dar aula em escola publica, pois estará totalmente preparado.

 

Como dar aula em escola publica: saiba como escolher uma instituição para estudar

Um dos grandes desafios de quem pensa em começar a dar aulas é como se preparar para essa função.

Obviamente, que o questionamento de como dar aula em escola publica é feito por profissionais que já conquistaram a sua graduação superior.

Talvez o exercício da função seja para complemento de renda, uma vez que é possível trabalhar até 4 horas por dia.

Dependendo da disciplina, as aulas não são diárias, que contribui para que sejam conciliadas duas funções.

Outra situação para o questionamento de como dar aula em escola publica pode ser a busca por uma realização pessoal.

Afinal de contas, fazer parte da formação de alunos e de sua trajetória estudantil contribuindo para a formação de um individuo crítico é muito gratificante.

No entanto, na hora de escolher a instituição que você vai estudar para se preparar é importante ficar atento a alguns critérios.

Veja abaixo quais são eles:

 

1. Custo-benefício

Essa é uma questão muito importante, pois envolve investimento financeiro. Além disso, você dedicará tempo aos estudos.

Por isso, é importante que a instituição escolhida seja séria e ofereça um ensino de qualidade.

Muitas condições estão envolvidas nessa questão da qualidade, incluindo uma estrutura curricular que vai realmente preparar você para o mercado de trabalho.

É importante se sentir seguro para atuar em sala de aula. Essa segurança começa durante o tempo que você está em sala de aula.

Sendo assim, o valor investido, precisa oferecer o retorno esperado.

No entanto, isso não quer dizer que você terá que pagar um valor exorbitante. É preciso que ele seja justo, para que os profissionais tenham condições de investir.

 

2. Modalidade do curso em EAD

É muito importante ter em mente que quando um profissional questiona sobre como dar aula em escola publica, normalmente ela já possui uma graduação.

Portanto, há grandes chances que ele já desempenhe uma função, o que acaba por comprometer parte do seu tempo.

Dessa forma, sair de casa e se locomover até uma instituição pode ser algo que dificulte o processo de formação.

Por isso, ao escolher a instituição onde você vai fazer a complementação pedagógica ou o curso de licenciatura que ofereça a modalidade EAD de ensino.

Essa condição vai proporcionar muito mais tranquilidade e comodidade para quem busca uma nova formação.

Por meio do ensino à distância é possível organizar a sua rotina de forma a separar tempo para os estudos.

A grande vantagem é que o tempo que seria gasto com a locomoção pode ser aproveitado para dedicar aos estudos.

Além disso, a modalidade EAD contribui para maior economia de tempo e dinheiro. Pois, as mensalidades são mais acessíveis.

A economia também é perceptível na redução de gastos com transporte, alimentação e vestuário.

 

3. Equipe pedagógica qualificada

A equipe pedagógica é de extrema importância dentro de uma instituição, especialmente quando ela é dedicada á formação de professores.

Por isso, é importante que os profissionais envolvidos sejam altamente capacitados, pois eles serão responsáveis por formar a estrutura curricular.

Além disso, eles deverão acompanhar os alunos durante o processo de formação, contribuindo para sanar dúvidas e promovendo a interação.

Essa participação é de fundamental importância para que os alunos se sintam parte integrante da instituição.

Ademais, ele terá total segurança para tirar dúvidas e ao mesmo tempo se sentirá preparado para exercer a função, após a conclusão do curso.

 

Como a R2 está preparada para atender os novos alunos?

A R2 Formação Pedagógica é uma excelente instituição considerada uma das melhores referências de formação para bacharéis e tecnólogos em São Paulo.

Com mais de 7 anos de atuação no mercado, ela fez parte da história de dezenas de alunos que tiveram a iniciativa de conquistar sua formação superior.

Ao escolher essa instituição você terá um ensino de qualidade, na modalidade EAD com preço justo, equipe pedagógica capacitada e um excelente atendimento.

Além disso, poderá obter seu diploma em 7 meses, o que contribui para conseguir uma vaga de emprego em tempo muito mais curto que uma graduação tradicional.

Ou seja, para fazer a complementação pedagógica ou o curso de licenciatura na R2 você só precisa preencher sua ficha de matrícula.

O processo é simples e rápido.

A equipe pedagógica irá avaliar seu histórico da graduação anterior para definir qual será a sua licenciatura, no caso de profissionais que desejam dar aulas para as séries finais do ensino fundamental e médio.

 

Conclusão

Se você buscava informações como dar aula em escola publica, certamente o conteúdo desse artigo será muito útil.

Sendo assim, não perca mais tempo para conquistar sua nova graduação e assim poder exercer a função de professor.

Entre em contato ainda hoje com a R2 Formação Pedagógica e faça sua matrícula.