R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 3337-0364
  • (11) 9 5470-6069
MENU

Como dar uma aula interativa e atrair o aluno?

Uma das maiores dificuldades de qualquer professor, independente de da faixa etária dos alunos deste profissional, é conseguir manter a atenção de uma sala inteira em todo o conteúdo da aula.

Como dar uma aula interativa e atrair o aluno?

No caso do ensino superior o problema ainda persiste, isso porque independente da idade e do propósito de um indivíduo, o professor deve possuir artifícios para conseguir manter o aluno conectado em todo o período de aula.

A universidade ainda tem uma dificuldade a mais. Isso porque o aluno que está no ensino superior muitas vezes trabalha, já possui muitas resposabilidade financeiras e familiares, e já chega na aula cansado mentalmente e fisicamente. Portanto, a dificuldade de ajudar esse aluno a absorver todo o conteúdo da aula é ainda maior.

Como posso tornar minha aula mais interessante para este aluno?

A tecnologia, hoje, é um dos melhores artifícios para que o professor consiga manter a atenção do aluno tanto na hora da aula como um material de apoio para que este aluno consiga estudar em casa.

Por exemplo, o professor pode tanto produzir um material em vídeo aula, como utilizar referências de apoio já disponíveis na internet de especialistas no assunto.

Exercícios online também auxiliam o aluno a fixar a matéria proposta em aula. Sendo assim, o professor pode disponibilizar atividades que utilizam vídeo, imagens interativas, entre outros artifícios.

Posso sair fora do padrão?

Todo professor pode colocar um pouco da sua personalidade em sala, sem perder o foco na proposta do curso. Isso quer dizer que tudo é permitido, quando há um propósito.

Quer usar música para mostrar algo sobre a matéria? Filmes? Vídeos de animação? entre outros materiais audiovisuais? Pode!

O melhor de tudo é que a maioria dos alunos acabam se interessando mais pelo assunto, e além de irem mais empolgados para a aula também acabam se interessando mais pelo assunto por conta própria.

Aproxime mais os alunos.

Por fim, deixar que a aula seja mais interativa entre os próprios alunos também pode ser interessante.

Realizar atividades em grupo, tanto dentro da sala de aula como em ambientes externos, pode ser um excelente incentivo para que o estudante tenha mais prazer em frequentar as aulas e ainda continue uma discussão saudável sobre o tema da aula com os colegas de classe.