R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 9 8881-4774
  • (11) 9 5470-6069
  • (11) 9 6260-5574

Como estudar com qualidade, em casa?

Está com dificuldade para conseguir planejar o seu dia e estudar com qualidade, em casa? Com a quarentena ainda em vigor, é necessário se organizar para conseguir fazer o dia ser produtivo. Afinal, além de estar ocupando a mente é possível dar um “up” nos seus estudos e carreira nesse tempo dentro casa.

Como estudar com qualidade, em casa?

Apesar de saber sobre a importância de investir nos seus estudos, você está com dificuldade de tornar o tempo mais otimizado? Está procrastinando mais do que o normal? Isso é mais comum do que você pode imaginar! Por isso, a R2 Formação Pedagógica decidiu oferecer algumas dicas para que você consiga estudar com mais qualidade em casa.

Estude sempre no mesmo lugar

Deixar um local fixo para estudar é o primeiro passo para que você consiga ter uma maior concentração no seu tempo de estudos. Isso acontece porque sempre que você chegar ao local que você destinou para estudar o seu cérebro irá entender que é o momento de focar nos estudos.

Deixe seu espaço organizado

Organize o espaço para também deixá-lo aconchegante! Faça uma decoração, deixe materiais que são necessários com fácil acesso, como: canetas, caderno, livros, postite e até mesmo uma garrafa de água para que você se hidrate e não precise ficar indo para a cozinha toda hora.

Separe um espaço para guardar seus principais objetos de estudo e anotações. Assim, sempre que você precisar não terá que ficar procurando o que precisa. Na maioria das vezes, quando uma pessoa desorganizada não encontra um livro ou anotações que precisa naquele momento, acaba adiando o horário de estudos ou mesmo desistindo de estudar.

Defina suas metas de estudos diariamente

É muito frustrante quando você define um cronograma de estudos mas você nunca consegue completá-lo, certo?! Quando isso acontece de forma recorrente, pode causar uma certa frustração e desânimo, o que resulta na falta de motivação para estudar.

Por isso, caso a sua programação de estudos não esteja dando certo, faça uma nova organização! Tente começar aos poucos e com o tempo, aumentando o ritmo.

Faça intervalos durante os estudos

Tente equilibrar o seu tempo, nem estudar demais e nem descansar demais! Crie o hábito de descansar a mente durante o período de estudos, mas estipule um tempo fixo. Por exemplo, a cada 40 minutos de estudos faça uma pausa de 10 minutos. Isso irá ajudar você perceber como seu aprendizado fica mais rápido.

Apesar da pausa ser importante, tente evitar acessar a internet ou televisão neste período. Isso porque ambos causam uma grande distração, então provavelmente você ficará em sua pausa mais de 10 minutos.

Converse com as pessoas de casa

É comum que os familiares e amigos entendam que por você estar em casa, está de “folga”. Explique a eles sobre o seu horário de estudo e sobre a importância de conseguir manter o foco.
Aproveite as dicas e torne o seu tempo de estudo mais produtivo!