R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 95470-6069

Complementação Pedagógica. O que é? Vale a pena investir?

Saiba mais sobre essa oportunidade de estudos e ampliação de carreira.

Complementação Pedagógica. O que é? Vale a pena investir?

No momento de escolher sua graduação, você optou por um bacharelado ao invés de licenciatura (por ser mais abrangente), mas ainda sente vontade de dar aulas? Ou no meio do seu tecnólogo percebeu que tinha vocação para atuar na educação? Saiba que a complementação pedagógica é o caminho ideal para você.
Através desse programa, você que já possui uma graduação, pode obter uma licenciatura em pouco tempo com a mesma equivalência de uma licenciatura regular.


Mas afinal, o que é a complementação pedagógica?
A fim de suprir a falta de professores, o Ministério da Educação criou o PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, embasado na Resolução CNE/CEB nº 2/1997, renovada em 2015 e 2019. Além de incentivar a formação de novos professores, a complementação pedagógica ajuda aqueles professores que lecionavam apenas com o bacharelado, magistério ou tinham apenas uma área especializada no ensino, pois ao cursá-la, o profissional garante as mesmas oportunidades de uma licenciatura plena.

Quem pode fazer esse curso?
Para fazer a complementação pedagógica, você precisa ser formado em nível superior, especificamente bacharel ou tecnólogo.

E qual área posso lecionar?
No Art. 14. § 1º, a resolução deixa claro que quando o certificado de complementação pedagógica for igual a 1.000 horas (carga horária mínima), a área de ensino deve ser equivalente ao curso de origem.
Quando a carga horária for igual a 1.400 horas (carga horária máxima), a área de ensino poderá ser diferente da do curso de origem. Ou seja, a escolha da licenciatura fica a critério do aluno.

No caso da nossa instituição, a carga horária do certificado é de 1.400 horas. Fazemos uma análise em seu histórico, sem custo algum para lhe ajudar nessa importante escolha.
Qual deve ser a carga horária do curso?
A resolução não determina o período de curso, porém, deixa claro a carga horária mínima e máxima. Cada instituição fica responsável por avaliar o melhor período para o aprendizado de seus alunos.

Onde poderei lecionar?
As oportunidades paras os licenciados em complementação pedagógica, são as mesmas dos licenciados pelo curso regular:
-Lecionar no ensino fundamental I (nos casos das licenciaturas em artes visuais, inglês ou educação física).
-Lecionar no ensino fundamental II
-Lecionar no ensino médio
-Lecionar no EJA
-Lecionar em escolas técnicas
-Participar de concursos públicos

Essas oportunidades são tanto para a rede pública, quanto para a rede privada.

Diploma ou um certificado?
A complementação pedagógica confere certificado, devido a sua carga horária de 1.400 horas na área de licenciatura. Entretanto, quando apresentada junto ao histórico da graduação, equivale a um diploma.
A faculdade deve ser reconhecida pelo MEC e ter o curso de licenciatura reconhecido ou o próprio curso de programa especial de formação pedagógica.

Como faço para me matricular?
Caso já tenha certeza da área escolhida e não tenha mais dúvidas sobre o curso, você pode se matricular diretamente pelo site: Matricule-se online

Para tirar todas as suas dúvidas e receber uma análise em seu histórico, você poderá preencher o formulário:

Esclareça suas dúvidas

Ou falar diretamente com um consultor através do whatsapp.

Whatsapp

Aproveite essa oportunidade!