R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573

Curso de complementação pedagógica

Curso de complementação pedagógica: Se você quer saber tudo sobre complementação pedagógica esse artigo é imperdível, aproveite. Saiba tudo agora mesmo!

Curso de complementação pedagógica

Curso de complementação pedagógica

Se você está pensando em fazer um curso de complementação pedagógica saiba que esse curso foi criado especialmente para formação de novos professores. 

A demanda por profissionais da área é crescente e não há como levar uma sociedade adiante sem valorizar a educação. 

Foi criada a Resolução em 1997 e sua última atualização ocorreu em dezembro de 2019, cujo objetivo é atender o mercado, oferecendo profissionais especializados. 

Uma das exigências é que a pessoa interessada seja formada em nível superior como Bacharel ou tecnólogo.

O curso é popularmente conhecido como licenciatura para graduados. 

Devido ao pouco tempo necessário para conclusão. 

Portanto, é importante entender que não se trata de uma pós-graduação, mas sim de um curso de licenciatura.

Quer saber em quais áreas o profissional formado poderá atuar? Leia o texto abaixo com bastante atenção. 

 

Complementação pedagógica: quais as áreas de atuação

Por se tratar de um curso cujo objetivo é atender a crescente demanda por profissionais especializados, a possibilidade de atuação é muito grande. 

No entanto, ele não substitui a graduação em pedagogia. 

Uma vez que ela é destinada à formação de profissionais para atuarem no ensino fundamental II, ensino médio e ensino profissionalizante.

 O Curso de complementação pedagógica é de curta duração, pois, o objetivo é preparar de forma específica para a atuação em sala de aula. 

Sendo assim, a abordagem é totalmente voltada para as disciplinas da pedagogia e metodologias de ensino de determinada matéria. 

Veja as áreas em que o profissional poderá fazer a complementação:

 

Artes Visuais 

Os profissionais graduados em artes visuais após concluírem a complementação pedagógica poderão atuar como professores de artes nas séries finais do ensino fundamental, médio e profissionalizante.

Ou seja, todos os conhecimentos adquiridos na graduação serão aproveitados. 

O profissional estará preparado para aplicá-los em sala de aula. 

 

Ciências Biológicas 

Os biólogos que obtiveram a certificação como bacharelado poderão fazer a complementação para trabalharem como professores de ciências nas séries finais do ensino fundamental. 

No ensino médio e profissionalizante, a atuação é como professor de biologia. 

É importante ressaltar que quem optou pelo curso de ciências biológicas na modalidade de licenciatura, não precisa fazer a complementação.

 

Educação Física 

O bacharel em educação física é o profissional que se prepara para atuar como orientador de exercícios físicos de uma forma geral. 

Portanto, ele pode trabalhar em academias, como personal trainer e como coordenador dos mais variados tipos de esportes. 

No entanto, para que ele atue em sala de aula, é preciso fazer a complementação pedagógica e assim se preparar para trabalhar como professor. 

Após a conclusão ele estará apto a dar aulas de educação física nas séries finais do ensino fundamental e médio.

 

Letras 

Os bacharéis em letras, em qualquer uma das habilitações, seja português, inglês ou espanhol só poderão lecionar após concluírem a complementação em pedagogia. 

Dessa forma, eles poderão atuar como professores nas séries finais do ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante. 

É importante ressaltar que a complementação será feita de acordo com a sua formação. 

Portanto, quem cursou Letras/ Espanhol será preparado para atuar como professor da língua portuguesa e espanhola. 

Da mesma forma, acontecerá com as demais áreas de habilitação do curso de letras. 

 

História 

O campo de atuação do historiador é bastante vasto. 

No entanto, após a conclusão do bacharelado, o profissional não poderá dar aulas no ensino fundamental e médio. 

Dessa forma, para que ele atue em sala de aula, é necessário fazer a complementação em pedagogia. 

Após a conclusão, ele terá ainda mais oportunidades de trabalho, uma vez que poderá trabalhar como professor nas séries iniciais do ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante.

 

Geografia

A formação em Geografia como bacharel visa preparar o profissional para uma atuação mais ampla, focando no ambiente urbano e rural. 

Além disso, há também o estudo aprofundado sobre as características geográficas dentro de um contexto nacional e local, bem como territorial. 

Durante o curso de complementação pedagógica, o profissional é habilitado para o comportamento das pessoas dentro do contexto social em que estão inseridas.

Para os profissionais que desejam atuar em sala de aula é preciso fazer a complementação pedagógica.

 

Matemática 

Embora a demanda por professores de matemática seja muito grande, há profissionais que preferem optar pela formação com bacharelado. 

Após a conclusão, ele terá um vasto campo de atuação, uma vez que o matemático é um profissional muito requisitado e necessário nos mais variados segmentos. 

No entanto, caso queira trabalhar como professor nas séries finais do ensino fundamental, médio ou profissionalizante, o matemático terá que se preparar. 

Ou seja, ele terá que fazer a complementação em pedagogia. 

 

Sociologia 

O sociólogo é o profissional capacitado para estudar o comportamento humano em sociedade e dessa forma, entender alguns fenômenos que acontecem sob influência de diversos fatores. 

Como professor, o profissional poderá atuar nas séries finais do ensino fundamental, médio e profissionalizante contribuindo para adequada formação dos alunos. 

No entanto, é necessário fazer a complementação pedagógica e assim se preparar para atuar como professor. 

 

Física

O licenciado em Física pode dar aulas no ensino fundamental II e ensino médio sobre princípios, conceitos e métodos da física. O conteúdo curricular da licenciatura em física é composto por cálculos, teorias e aplicações.

 

Química

O licenciado em Química pode dar aulas no ensino fundamental II e ensino médio. O profissional desta área é responsável por lecionar sobre conceitos, leis e princípios da química. Além de apresentar metodologias, materiais, experiências e análises relacionadas a propriedades, composição e transformação de substâncias.

 

Filosofia

O licenciado em Filosofia pode lecionar no ensino médio e no ensino fundamental II (se a escola trabalhar com a disciplina nesta série). O profissional desta área tem como função provocar a reflexão sobre o homem, seu destino e destino do mundo. Para isso, utiliza-se de conceitos clássicos sobre temas como ética, moral, política, cultura. 

 
Como é composta a complementação pedagógica 

O curso de complementação pedagógica foi criado com o objetivo de preparar profissionais das mais diversas áreas para atuarem como professor. 

Sendo assim, é importante entender que o curso também não é uma pós graduação. 

Ele é composto por três núcleos básicos que atendem as exigências do MEC (Ministério da Educação e Cultura). 

De acordo com a Resolução CNE/CB nº2 de 20 de Dezembro de 2019, é preciso que o curso aborde as seguintes temáticas: 

  • Contextualização.
  • Estruturação.
  • Integração.

 

Respeitando assim as determinações na Resolução que é responsável por instituir as Diretrizes Curriculares na formação de docentes do ensino infantil até o ensino médio.

Dentro das temáticas os profissionais terão acesso às disciplinas que os prepararão para atuarem como professores tendo como base o bacharelado. 

Portanto, a abordagem do curso é bem específica com disciplinas que contribuem para a formação de um professor.

Embora seja um curso de curta duração, é possível optar pela formação presencial ou à distância na modalidade EAD. 

Sendo que a última opção tem sido uma das preferidas, uma vez que possibilita escolher uma instituição de qualidade, mesmo que ela não seja próxima da sua casa. 

Além disso, há economia de tempo de recursos, devido à facilidade de estudar no conforto de sua casa. 

Dessa forma, há maior economia de gastos com transporte, alimentação, vestuário e demais despesas. 

 

Complementação pedagógica: como ter sucesso na carreira 

Embora a demanda por professores seja crescente, para conquistar uma boa colocação no mercado é fundamental ter uma boa formação. 

Portanto, é preciso escolher bem a instituição de ensino e verificar sua situação legal, bem como a aceitação por parte dos ex-alunos. 

Antes de assinar o contrato, é importante conversar com o representante e pedir a comprovação de que a faculdade está com a documentação legalizada junto ao MEC.

Essa condição é indispensável para que o seu diploma tenha validade  e você possa atuar como professor. 

Para saber sobre a qualidade do ensino, veja o relato de alunos que já estudaram na instituição e nos sites de reclamações públicas. 

Ao encontrar alguma reclamação fique atento à forma como a instituição se posicionou e resolveu a situação. 

Após escolher de forma sábia a faculdade para cursar a complementação pedagógica é importante se organizar para estudar. 

Estabeleça um cronograma de estudos definindo local e horário para que você possa se dedicar e assim ter melhor aproveitamento. 

Entregue os trabalhos pontualmente para que você não sofra com o acúmulo de tarefas e perca os prazos. 

Quanto maior for a sua dedicação, melhores serão os resultados e mais seguro se sentirá para atuar em sala de aula. 

Lembre-se que a disciplina é fundamental para todas as conquistas pessoais e profissionais, sendo assim, não a deixe de lado.

No entanto, é importante cuidar de si mesmo, mantendo uma rotina de vida saudável por meio da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. 

Além disso, é preciso respeitar as horas de descanso e ter boas noites de sono, condições fundamentais para um bom aproveitamento nos estudos. 

 

Conclusão

Não importa sua área de formação, se a sua paixão é a sala de aula, é possível conciliar o exercício das duas profissões. 

O curso de complementação pedagógica oferecida pela R2 Formação Pedagógica é a melhor opção. 

Somos uma instituição com mais de 8 anos de atuação no segmento educacional, sempre focados na formação de novos professores. 

Acreditamos que a educação é um dos caminhos que devem ser trilhados na direção de um país melhor e mais digno.

Temos uma equipe de profissionais altamente capacitados para lhe atender e lhe proporcionar excelentes condições para a sua formação. 

Entre em contato conosco ainda hoje.

 

Contato via Whatsapp