R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573
Aréa do Aluno (AVA)

Formação pedagógica: o que é licenciatura plena?

Formação pedagógica: o que é licenciatura plena? Entenda agora mesmo todos os detalhes e saiba como aproveitar sua formação para alavancar sua carreira.

Formação pedagógica: o que é licenciatura plena?

Formação pedagógica: o que é licenciatura plena?

A licenciatura plena é um termo que entrou em desuso, porém, ela era uma formação pedagógica que permitia aos professores dar aulas para o segundo grau. 

 

Ou seja, os novos professores que entravam no mercado de trabalho e faziam a licenciatura curta podiam dar aulas apenas ao ensino fundamental. 

 

Sendo assim, atualmente não existe mais essa necessidade, a pessoa que deseja atuar na área pode escolher entre fazer licenciatura ou bacharelado.

 

Neste sentido, o bacharelado, assim como a licenciatura, substituíram o graduação ou licenciatura curta que demandava mais trabalho.

 

Mas para você entender melhor como o sistema funciona atualmente, acompanhe a gente até o final deste texto. 

 

Formação Pedagógica: A graduação plena e a sua importância na sociedade

As pessoas que buscam uma formação pedagógica através da graduação plena, são aquelas que desejam rapidamente entrar no mercado. 

 

Aliás, uma curiosidade acerca da graduação curta, é que ela tem o propósito de suprir a carência de profissionais da educação. 

 

Sendo assim, era disponibilizada a graduação curta, um curso rápido e eficiente para que fosse formado mais professores, uma área que sofre com a falta de profissionais. 

 

Portanto, a graduação curta para a formação pedagógica de profissionais da educação tinha essa grande vantagem.

 

Este modelo de graduação, também contribui muito para o estudante que busca velocidade na hora de ingressar no mercado de trabalho.

 

Neste sentido, para que isso pudesse ser feito, a escolha era em cima da graduação curta, que em pouco tempo permitia que o aluno já estivesse dando aulas. 

 

Dessa forma, é compreensível que muitas pessoas tenham conseguido ingressar no mercado de forma rápida.

 

Além disso, de certa forma foi muito agregador para a sociedade, tendo em vista que a área da educação precisa de profissionais para instruir novos cidadãos. 

 

Formação pedagógica: Novos modelos de estudos, conhecendo o EAD

O método de estudo por EAD tem crescido ao redor do mundo, isso porque ele dá ao estudante mais plasticidade na hora do estudo. 

Desta maneira, muitas instituições já oferecem cursos de formação pedagógica em pouco tempo. 

Tendo em vista que o ramo educacional não tem um limite, isso significa que está sempre em busca de profissionais. 

Por isso, os cursos EAD têm se destacado demais entre os estudantes, porque ele suspende a necessidade presencial. 

Muitas vezes os alunos tinham trajetos longos, saiam do trabalho e ainda percorriam um longo trajeto até a faculdade, e são pontos que influenciam na performance do aluno. 

Dessa maneira, agora que o aluno faz aula a distância é mais fácil para se concentrar, ganha tempo, tendo em vista que a viagem até a instituição não é mais necessária.

Um fato curioso é que a escolha por estudos EAD tem crescido muito nos últimos anos, entende-se que o aluno consegue gerir melhor o seu tempo.

No entanto, é muito importante que o estudante tenha um bom cronograma para estudar sempre no dia correto, na hora certa e não atrasar seus estudos. 

Desta forma, a educação remota, seja ela em nível superior ou pós graduação, tem conquistado cada vez mais o seu espaço na vida das pessoas.

Pesquisas apontam que só no ano de 2020 aconteceu um aumento de 145% nas matrículas de cursos EAD, interessante, não é mesmo?

Outro fator interessante é que com esse crescimento o “preconceito” e descredibilidade em relação ao estudo em EAD tem reduzido. 

Afinal, existia muitas pessoas céticas em confiar que de fato cursos em EAD são proveitosos, as pessoas conseguem aprender de verdade e dar uma boa resposta. 

Mas este crescimento exponencial tem mostrado que é uma boa escolha e um ótimo investimento. 

 

Formação pedagógica: Qual a diferença entre, bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Na hora de ingressar na faculdade, é comum que algumas pessoas fiquem confusas e não saibam qual dentre essas opções escolher. 

Mas é por isso que iremos te ajudar a entender da melhor maneira como funciona cada uma dessas opções e assim elucidar as suas escolhas. 

  • Tecnólogo: Os cursos tecnólogos têm uma duração muito curta e dependendo do curso, varia de 2 á 3 anos. São cursos que oferecem uma proposta prática para o aluno. Ou seja, o foco é na vida prática do profissional no mercado de trabalho. 
  • Licenciatura: O seu foco está em formar educadores, profissionais que irão dar aulas em sala de aula para ensino fundamental, a duração é de 3 a 4 anos. 
  • Bacharelado: Tem uma duração de 4 a 6 anos, e visa propor um portfólio mais amplo para o profissional que está se formando. 

Cada uma destas opções devem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade de formação pedagógica. 

Sendo assim, se você busca uma formação mais rápida e em pouco tempo, a melhor recomendação é o tecnólogo, por exemplo.

Lembre-se de escolher de acordo com a sua necessidade, em caso de dúvidas, fique a vontade para ver os nossos conteúdos aqui no blog, abordamos muitos temas como esses. 

Temos alguns artigos que falam com mais profundidade acerca deles. 

Um fato interessante sobre a licenciatura, é que você deve ter em vista que lecionar para a educação básica é uma grande tarefa.

Afinal, é ali que começa a formação de novos cidadãos, o futuro de um país, pessoas que continuarão a dar um legado não apenas para suas famílias, mas para um país. 

Neste sentido, isso reforça a importância do profissional que escolhe licenciatura e vai em busca de lecionar. 

Nunca se esqueça que o ensino médio e o fundamental são o futuro. 

 

Formação pedagógica: A licenciatura curta, plena e seus cursos

A Licenciatura curta oferece uma rápida inserção no mercado de trabalho, por isso muitas pessoas escolhem essa opção.

No entanto, em relação a cursos, ele tem um certa limitação quando comparado com a licenciatura plena, que é mais estruturada e oferece mais tempo de estudo. 

Veja abaixo algumas das matérias;

  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • Geografia;
  • Língua Portuguesa;
  • História.

A formação pedagógica que a licenciatura curta oferece são essas essas matérias, que aliás são consideradas umas das principais da área do conhecimento.

Mas lembre-se, você não pode confundir e pensar que a licenciatura substitui uma graduação, ela serve como um complemento que permite você dar aula em sala. 

Ou seja, fazendo apenas um curso de licenciatura curta sem ter uma graduação, você não poderá dar aulas.

 

Formação pedagógica: Licenciatura plena e as vantagens de cursos que oferece 

Diferente da formação pedagógica que a licenciatura curta oferece, além de ser proporcionado um curso de curta duração, ela tem a lista de materiais reduzidas.

Neste sentido, a licenciatura plena em comparação com a curta, oferece uma gama de cursos, ou seja, mais opções, veja algumas abaixo;

  • Turismo;
  • Letras;
  • Educação física;
  • Educação especial;
  • Ciências sociais;
  • Música;
  • Ciências naturais;
  • Química;
  • Ciências humanas;
  • Geografia;
  • Ciências exatas;
  • Música;
  • Ciências biológicas;
  • Filosofia;
  • Ciências agrárias;
  • Teologia;
  • Ciência da computação; 
  • Artes;

É uma lista ampla, você não acha? Como pode ver, são muitas opções que o estudante passa a ter. 

Além disso, outro fator positivo é que a licenciatura plena pode ser encontrada em diversas instituições espalhadas pelo país.

Neste sentido, diferente da plena, a curta é oferecida em poucas instituições, o que demanda mais tempo na hora de encontrar a instituição ideal. 

Mais ainda assim, é possível encontrar boas instituições que têm o aval do MEC e ainda oferecem aulas em EAD, o que favorece os estudos dos alunos. 

Portanto, sempre analise bem na hora de escolher, afinal, será o seu futuro, tempo e dinheiro. 

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Formação pedagógica: Escolha o seu caminho e siga em frente

A formação pedagógica é um fragmento que vai compor o seu futuro, vai ditar parte da sua vida, portanto, escolha corretamente o seu curso.

Mas lembre-se, sem pressão. Escolha o modelo de estudo que melhor te agrada e que você entende que irá te ajudar na sua jornada. 

Poder contribuir com a formação de novos cíveis é uma grande responsabilidade, por isso gostar do que você faz é muito importante.

Sendo assim, não tenha medo de escolher o que você gosta, afinal, se você ama o que faz, certamente as pessoas ao seu redor vão notar isso também. 

É uma essência. Após escolha, continue seguindo em frente, buscando sempre conhecimento, afinal, essa é uma área que quanto mais você se reciclar, melhor. 

Cada ano que passa engajar os alunos vai se tornando um desafio, por isso, busque sempre novas formas, novos estudos e boa sorte!  

 

Conclusão

Temos certeza que você chegou até o fim deste artigo como um expert no assunto, não é mesmo? Assim é muito mais fácil escolher a sua graduação superior. 

Foi possível perceber como é preciso pensar bem na hora de tomar uma decisão e ingressar em alguma faculdade. 

Tendo em vista que não são todas as instituições que oferecem determinados cursos, é preciso buscar a faculdade apropriada que permitirá você ter a sua formação pedagógica. 

Lembre-se também que para você ter uma licenciatura ou bacharelado é necessário que você já tenha a sua graduação. 

Uma última dica, fique à vontade para explorar os artigos do nosso blog, temos muito conteúdos que irão te ajudar.

Contato via Whatsapp