R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • (11) 9 8881-4774
  • (11) 9 5470-6069
  • (11) 9 6260-5574

A Importância do Professor

Assim como a sociedade de uma forma geral, o ambiente educacional tem mudado sua forma de enxergar o professor e a relação entre aluno e educador. O professor deixou de ter um papel que visa apenas passar conhecimentos gerais ao aluno e passou a ser um orientador, que estimula seus alunos e auxilia na construção dos valores, atitudes e habilidades.

A Importância do Professor

Com a falta de tempo, a loucura em que a sociedade vive e os atuais desafios do ambiente escolar, a necessidade de professores mais criativos que buscam novas formas de ensino e orientação, se torna cada vez mais necessário.

Mas será que a maioria das pessoas já conseguem entender essa diferença no papel do professor e valorizar este orientador?

A escola é um ambiente sagrado, onde todo o conhecimento de diversos profissionais é oferecido ao aluno. Há uma troca de experiências, aprendizados e vivências, entre professor e aluno, além das tradicionais matérias que são ensinadas.

Esse compartilhamento de conhecimentos é fundamental, pensando que a partir desta experiência o aluno consegue ter uma consciência mais clara e o senso crítico mais definido. Além disso, com toda essa troca auxilia o aluno a crescer, amadurecer e se tornar um adulto mais consciente.

Percebe a importância deste profissional na vida de um indivíduo que está em formação?
O desafio é gigante, isso porque o professor ainda tem que conseguir lidar com uma enorme diversidade diariamente. Os alunos possuem religiões, costumes, opiniões e criações diferentes. Isso proporciona um aprendizado constante, entre professor e aluno.

A busca pelo conhecimento

A geração atual de estudantes é cada vez mais antenada e exige mais explicações. Por isso, a sociedade tem exigido mais do professor. Hoje em dia não basta sentar em uma cadeira, anotar o que está na lousa e produzir trabalhos baseados em uma pesquisa feita em uma enciclopédia. Hoje, há mais debate e necessidade de um aprendizado mais dinâmico e compartilhado, entre aluno e professor.

Por isso, o professor está sempre em busca de novas técnicas, conhecimentos e formas de apresentar um conteúdo relevante e interessante. O profissional muitas vezes é quase uma fonte inesgotável de conhecimento! E o objetivo é único: capacitar o aluno tecnicamente e torná-lo um ser humano correto e consciente.

Tempo em sala de aula

O tempo que se passa dentro de uma sala de aula é longo e dura anos, sendo assim a relação entre professor e aluno se torna cada vez mais próxima, muitas vezes se tornando até uma amizade duradoura ou mesmo uma referência para o aluno.

Quando pensamos em um profissional da educação, facilmente lembramos sobre a dedicação e doação destes professores. Afinal, a sala de aula é uma missão diária. Levar conhecimento novo de uma forma inovadora e criativa e manter a atenção dos alunos, é um desafio diário.

Impacto na sociedade

A educação transforma uma sociedade! É nela que uma pessoa pode mudar de vida e mudar o local em que ela vive. E o papel do professor é essencial para que esse resultado seja sempre positivo, afinal como já citamos anteriormente, o professor não ensina apenas inglês ou matemática. Ele também ajuda na formação deste indivíduo como ser humano.