R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573
Aréa do Aluno (AVA)

O que um pedagogo faz?

O que um pedagogo faz? Conheça agora mesmo todos os detalhes e transforme essa oportunidade em uma profissão bem-sucedida

O que um pedagogo faz?

O que um pedagogo faz? Descubra agora e faça dessa a sua profissão

Buscar informações sobre o que um pedagogo faz é uma das grandes preocupações de quem sonha cursar pedagogia.

Embora seja possível encontrar vários profissionais formados, é comum ter dúvidas sobre as possibilidades de atuação de um pedagogo. Uma vez que a maioria das pessoas depois de formadas, preferem trabalhar como professores.  

Por isso, é importante conhecer um pouco mais para escolher com certeza sobre a área que será escolhida para atuar.

É possível também começar sua carreira exercendo a função que você considera mais fácil e assim ir aprimorando seus dons para alcançar novos patamares.

Quer saber de forma detalhada o que um pedagogo faz? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

 

O que um pedagogo faz: conheça as áreas de atuação e escolha a sua

Muito mais que trabalhar em sala de aula, o pedagogo pode atuar em vários segmentos, o que aumenta de forma significativa as possibilidades de emprego.

Conheça agora quais são as áreas de atuação:

 

Empresas

Se você está questionando sobre o que um pedagogo faz certamente não imagina que ele é um profissional importante no ambiente empresarial.

O pedagogo trabalha diretamente no setor de gestão de pessoas. Ele trabalha totalmente envolvido na elaboração de treinamentos no ambiente empresarial.

Além disso, o profissional tem como responsabilidade promover ações que visam estimular o desenvolvimento das pessoas se adequando à visão da empresa.

Outra função de extrema importância dentro do ambiente empresarial é em relação à elaboração de treinamento e sua aplicação aos colaboradores.

Sempre que há uma mudança nos procedimentos operacionais é preciso que toda equipe se adéque. A preparação para enfrentar a nova rotina fica sobre responsabilidade do pedagogo.

 

Gestor Escolar

Aprender sobre gestão escolar também é uma necessidade, uma vez que a escola precisa de alguém que fique responsável pela parte burocrática e administrativa.

Um das tarefas que um pedagogo faz é ser responsável pela gestão da escola, promovendo seu funcionamento dentro da legalidade.

Veja algumas delas:

· Desenvolvimento de projetos pedagógicos para a educação básica;

· Coordenação, execução e avaliação desses projetos;

· Organização do calendário letivo;

· Gerenciamento das atividades burocráticas e administrativas;

· Promoção de atividades culturais na escola;

 

Hospitais

Esse é uma das formas de atuação desse profissional que mais chama a atenção para quem está buscando respostas sobre o que um pedagogo faz.

O trabalho no ambiente hospitalar é voltado especialmente para crianças e adolescentes com algum com algum tipo de enfermidade que o abrigue a passar um tempo mais longo em um hospital.

Nesse contexto, a atuação do profissional é importante para incentivar os internos a continuarem alimentando seus sonhos, a despeito das dificuldades que estão enfrentando.

Além disso, eles trabalham de forma cautelosa, respeitando as condições físicas e psicológicas de cada um dos pacientes.

O trabalho executado consiste também em acompanhar a rotina dessas pessoas promovendo ações para tornar a internação menos traumática possível.

Além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem para que elas possam continuar aprendendo e assim ele não fique tão atrasado.

 

Indústrias de brinquedos

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre a importância de um pedagogo no processo de elaboração e fabricação de brinquedos.

No entanto, esse profissional é de extrema importância para que o brinquedo seja adequado à faixa etária ao qual se destina.

Além disso, em casos de brinquedos educacionais, o pedagogo exerce um papel importante para garantir que eles realmente serão úteis para a criança e vão contribuir para que ela aprenda de forma lúdica.

Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que questionam sobre o que um pedagogo faz saiba que certamente você já teve contato com algum brinquedo em que ele participou de sua elaboração.

 

Elaboração de material pedagógico

Uma atuação também muito importante é no segmento de elaboração de materiais pedagógicos, recursos tão importantes na educação.

A princípio é comum imaginar que os pedagogos trabalham apenas na elaboração de livros didáticos para as mais variadas séries, começando pela educação infantil até as séries iniciais do ensino fundamental.

Embora o pedagogo possa trabalhar de forma direta na elaboração de conteúdos pedagógicos para as séries finais do ensino fundamental, é indispensável que nessa fase ele esteja acompanhado por um professor especialista na disciplina a ser trabalhada.

No entanto, eles têm autuação brilhante no desenvolvimento de outros recursos que auxiliam no processo educacional, tais como:

· Brinquedos pedagógicos;

· Instrumentos;

· Jogos;

· Material específico para séries do ensino regular.

Além disso, o pedagogo atua diretamente na construção de materiais diversos que contribuam para facilitar o processo ensino-aprendizagem regular e também especial.

Ele é responsável também por prestar informações claras sobre o uso de cada recurso, bem como verificar se cada um deles está adequado à faixa etária a que se propõe.

Outro aspecto importante é sobre a verificação se o conteúdo que o professor deseja transmitir poderá ser feito por meio de um determinado recurso escolhido.

Ou seja, o pedagogo é de vital importância na construção dos recursos que poderão auxiliar a atuação do professor dentro da sala de aula.

 

Professor

Essa é a área mais comum de atuação, por isso muitas pessoas acreditam que ao cursar pedagogia poderão trabalhar apenas como professor.

Ao concluir o curso, o profissional estará apto a trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental e também na educação infantil.

Além de poder atuar também como professor auxiliar de turma.

 

Professor na Educação Especial

Essa é uma resposta muito importante para quem questiona à respeito sobre o que um pedagogo faz.

Ele atua como facilitador para que os alunos com necessidades especiais consiga aprender as disciplinas, mesmo com as suas limitações.

Elas são em sua grande maioria uma interferência no processo de aprendizagem, mas que pode ser vencida e como resultado o aluno será alfabetizado, desde que seja acompanhado por um profissional devidamente habilitado.

As questões neurológicas mais comuns são:

· Autismo;

· Dificuldades de audição;

· Discauculias, ou seja, dificuldades para fazer cálculos e no raciocínio lógico;

· Disgrafia;

· Dislexia;

· Hiperatividade;

· Transtorno de déficit de atenção;

Embora possam ser diagnosticados outros problemas neurológicos, esses são os mais comuns e precisam ser trabalhados para que o aluno possa ser alfabetizado.

Por isso, o pedagogo é tão importante no processo. Pois, ele é capaz de ensinar usando as técnicas necessárias para que o aluno de fato aprenda.

 

Orientador educacional

O orientador é o profissional que trabalha diretamente ligado aos professores e alunos para facilitar a rotina de aprendizagem.

A abordagem em relação ao aluno é individual por meio de um diálogo aberto para entender suas dificuldades e encontrar juntos, soluções que contribuam para melhor aproveitamento dos estudos.

A orientação para os professores acontece sempre no sentido de melhor organizar as aulas e no melhor desempenho com alunos que enfrentam dificuldades das mais simples às mais severas.

Além disso, o orientador junto ao professor é capaz de elaborar métodos e estratégias que sejam eficazes de acordo com a realidade de cada um dos alunos.

O que contribui para melhor aproveitamento e por fim um ensino com muito mais qualidade.

 

 

Onde encontrar o melhor curso de pedagogia 

Agora que você já sabe o que um pedagogo faz é hora de obter informações sobre onde conseguir o melhor curso de pedagogia.

Antes de escolher a instituição onde você vai estudar é muito importante avaliar alguns critérios essenciais para que você possa ter um ensino de qualidade.

Veja alguns deles:

· Atendimento de qualidade e suporte efetivo aos alunos;

· Experiência na formação de pedagogos;

· Equipe pedagógica qualificada;

· Situação legal junto ao MEC;

· Possibilidade de aproveitamento das disciplinas estudadas no caso de uma segunda graduação, o que significa que a sua formação será em menos tempo;

Se você está procurando uma instituição séria para estudar e ainda não encontrou, saiba que a R2 Formação Pedagógica é uma das melhores instituições do país.

Há mais de 7 anos  vem construindo sua história com uma brilhante atuação no mercado, tendo contribuído para a formação de mais de 6 mil alunos.

Além disso, ao optar por fazer o curso de pedagogia na R2 você poderá escolher estudar no formato de aulas presenciais, semipresenciais ou EAD.

Outra vantagem é o aproveitamento das disciplinas estudadas anteriormente, caso tenha feito uma alguma graduação.

O aproveitamento de disciplinas é permitido pelo MEC, por meio da Resolução 2/2015 do Conselho Nacional de Educação.

Seja no formato presencial ou à distância, o fato é que a R2 se preocupa em oferecer um ensino de qualidade para que a educação do país seja cada vez mais completa.

 

Conclusão

Ao saber de forma clara o que um pedagogo faz certamente você sentiu o desejo de também ser um profissional com tantas habilidades e possibilidades de atuação.

Para que a sua formação seja de qualidade, é muito importante escolher uma instituição comprometida com a qualidade do ensino.

Por isso, nada de se matricular em qualquer faculdade, escolha a R2 e tenha uma formação de qualidade para atuar com segurança nas mais variadas áreas da pedagogia.

Entre em contato conosco ainda hoje e conheça as possibilidades de formação e pedagogia, seja como segunda graduação, complementação pedagógica ou até mesmo como segunda licenciatura.

 

Contato via Whatsapp