R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573

Qual a diferença entre Ciências biológicas e Biologia?

Vamos esclarecer a diferença entre essas duas áreas, para que você não tenha mais dúvidas na hora dessa importante escolha.

Qual a diferença entre Ciências biológicas e Biologia?

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VS. BIOLOGIA: EXISTE DIFERENÇA?


Esse processo de escolha da profissão é um momento muito importante e decisivo para sua vida. Em meio a tantas profissões semelhantes, acaba surgindo a dúvida se é ou não o que você quer realmente seguir. Existem alguns cursos dentro de uma mesma área do conhecimento que podem ter variadas nomenclaturas nas instituições de ensino, como é o caso de ciências biológicas, e a biologia.

 

Pensando nisso, vamos esclarecer a diferença entre essas duas áreas, para que você não tenha mais dúvidas na hora dessa importante escolha.

 

CIÊNCIAS - Na disciplina de ciências, há o estudo dos seres vivos, mas também do ar, da água, de fenômenos químicos, luz, velocidade e tudo aquilo que compreende o planeta, dentro e fora. Na faculdade, essa disciplina costuma ser subdivida como: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, entre outras.

 

BIOLOGIA - Assim como a disciplina de ciências, a biologia também é um campo muito amplo e que compreende vários assuntos. Porém, é uma profissão que estuda a vida na terra.
Então, quando falamos de ciências biológicas e biologia, estamos falando (teoricamente) da mesma coisa, pois são duas disciplinas que estudam os mesmos elementos; tudo aquilo que possui vida. Essa confusão acontece porque a biologia é o termo amplo que descreve a ciência que estuda os seres vivos.

 

No ensino superior, o curso de biologia costuma ser chamada de ciências biológicas, onde é abordado e o estudado sobre as plantas, animais e todos os seres vivos e seus comportamentos.


A ciência e a biologia são a uma junção; ciência que estuda a vida, uma formação voltada para quem quer estudar todos os aspectos relacionados aos seres vivos, processos biológicos, pesquisas genéticas, análise de microrganismos, bem como a conservação de recursos naturais.

 

Ciências Biológicas/Biologia é oferecido em dois tipos de formação: a licenciatura e o bacharelado.

 

✔️ Na Licenciatura, o profissional formado fica habilitado para dar aulas no ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e técnicos.

 

✔️ O curso de bacharelado permite que o estudante, após a conclusão dos estudos, siga na carreira de pesquisador ou atue como um biólogo, por exemplo. Por outro lado, a licenciatura habilita o estudante a atuar, em geral, como professor de Biologia ou Ciências.

 

O mercado de trabalho para os profissionais dessa área é amplo, com oportunidades muito interessantes tanto para quem quer atuar como professor como para quem pretende trabalhar em indústrias ou órgãos de pesquisa.

 

E você, se identifica com as áreas da ciência? Conta pra gente se já pensou em ser professor de ciências, ou se já atua, compartilhe sua experiência em nossas redes sociais complementando nosso artigo!

 

Siga @r2formacaopedagogica

Contato via Whatsapp