R2 Formação Pedagógica

[R2 Formação Pedagógica]
  • +55 11 96275-4573
Aréa do Aluno (AVA)

Segunda licenciatura em filosofia a distância

Segunda licenciatura em filosofia a distância: Conheça todos os detalhes fundamentais de como é a Licenciatura em Filosofia a distância EAD

Segunda licenciatura em filosofia a distância

Segunda licenciatura em filosofia à distância EAD

Quando é unido o útil ao agradável o resultado tende ser excelente, e esse é o caso da licenciatura em filosofia. 

 

Isso porque a Filosofia tem um papel importante na sociedade desde os tempos antigos, além de ser uma matéria fundamental nas escolas. 

 

Afinal, a proposta da filosofia é fazer as pessoas pensarem, sendo assim, a importância de instruir uma criança a fazer isso desde cedo, certamente resultará em bons frutos. 

 

Neste sentido, a pessoa que deseja fazer uma segunda licenciatura na matéria de filosofia, pode fazer isso à distância, o que é um grande benefício.

 

Mas para você compreender cada uma dessas vantagens, fique com a gente até o final deste texto, porque você vai aprender muito. 

 

Licenciatura em filosofia: Compreendendo a importância da filosofia na formação das pessoas

Quando um profissional decide que deseja atuar na área da educação, significa que ele ou ela, acabou de aceitar um grande desafio. 

 

Ensinar e doutrinar (no bom sentido) pessoas que se tornarão cidadãos, que irão compor a sociedade, o que não é um trabalho nada fácil, e que exige muito empenho e dedicação.

 

Mas o desafio também consiste em estar em uma das matérias mais importantes na formação de um cidadão, a filosofia. 

 

Essa matéria tem uma participação fundamental na vida de qualquer pessoa, isso porque ela tem a proposta de estimular a pessoa a pensar. 

 

Ou seja, uma pessoa que examina as situações, acontecimentos, questões fundamentais da sociedade e atos, tende a contribuir ricamente para a sociedade.

 

Portanto, conclui-se que o profissional de Filosofia predispõe do seu tempo, dinheiro e vida, para instruir pessoas ou melhor, futuros cidadãos a desenvolverem sempre um país melhor. 

 

Tendo em vista essa grande responsabilidade, adentramos a outra questão, isto é, que para conseguir lidar com essa “pressão” e grande responsabilidade o docente precisa ter uma boa formação. 

 

Sendo assim, uma boa grade, um bom estudo, um material de estudo atualizado e que se enquadram aos temas contemporâneos.

 

Isto é, da trama e momento que o país vive, além das questões que o cerca no momento em que o profissional está cursando, são pontos cruciais e devem ser abordadas. 

 

Acreditamos que você deve ter compreendido a importância e responsabilidade que o educar tem, isso posto, justifica também o motivo da cobrança e pressão em escolher uma boa instituição para cursar.

 

É por isso que buscar entender todo o contexto de uma boa Licenciatura em filosofia é importante. 

 

Licenciatura em filosofia: Entendendo um pouco sobre as disciplinas da licenciatura 

Assim como você viu no bloco anterior, a importância de saber buscar uma boa faculdade para você tirar a sua Licenciatura em Filosofia é importante. 

 

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre as disciplinas que você encontra na licenciatura de filosofia.

 

Alguns dos aprendizados essenciais estão no aprender sobre;

  • metodologias;
  • práticas na sala de aula

 

As disciplinas que você encontra na licenciatura são;

  • Sociologia;
  • Sociedade moderna e contemporânea;
  • Lógica;
  • Legislação da educação básica;
  • Metafísica;
  • História da filosofia;
  • Filosofia política, da religião, linguagem e da educação;
  • Ética;
  • Didática;
  • Antropologia filosófica;
  • Análise e redação de textos filosóficos.

 

Neste sentido, é natural que cada instituição apresente uma grade de disciplina com uma ou outra matéria diferente, no entanto, a grande maioria conversam entre si.

 

Mas lembre-se, essa lista acima foram apenas algumas opções e exemplos que separamos para mostrar para você.

 

No entanto, assim como dissemos, em determinadas instituições você pode encontrar disciplinas como;

  • Estudos socioculturais;
  • Socioeconomia e Geopolítica;
  • Pensamento Ocidental Antigo e Mediaeval;
  • Religião;
  • Filosofia, ciência e sociedade;
  • Pensamento político

 

entre muitas outras que podem vir a surgir. 

 

Licenciatura em filosofia: Mas qual a diferença entre licenciatura e bacharelado? 

Depois de entender um pouco sobre as disciplinas que entram na grade de estudo de Licenciatura em Filosofia. 

 

Outra dúvida que frequentemente surge é sobre a diferença entre a licenciatura e bacharelado, é por isso que para tirar essa dúvida de uma vez por todas de você, iremos te explicar. 

 

De forma super resumida, o bacharelado é direcionado para pessoas que desejam atuar na área da filosofia. 

 

Ou seja, a pessoa necessariamente não precisa atuar como docente, ao contrário, mas pode atuar cargos, trabalhar em áreas que necessitem de um profissional de filosofia. 

 

Mas segundo uma linha oposta, a pessoa que faz Licenciatura em Filosofia tenciona atuar na área de docência, isto é, lecionar é o objetivo dela. 

 

Portanto, as áreas de trabalho para esse profissional se resume em dar aulas, seja em escolas ou faculdades. 

 

Quando um profissional escolhe seguir o caminho do bacharelado, é comum que ele atue como um consultor de organizações que buscam princípios éticos, por exemplo.

 

Onde muitas das vezes, também desejam construir uma comunicação, uma pauta mais reflexiva, debates, sobre códigos de conduta e maneiras de agir e viver dentro de uma sociedade. 

 

Sendo assim, a nossa recomendação para você que tem ou está em dúvidas, lembre-se de refletir um pouco sobre em qual área e caminho você deseja seguir. 

 

Ser docente é uma grande responsabilidade, desafio e uma honra, afinal, participar da construção de novos cidadãos é algo incrível e um trabalho honroso. 

 

Mas atuar como consultor, ser escritor, entre outros segmentos que uma pessoa que escolhe o caminho do bacharelado pode seguir, também é gratificante e muito agregador à sociedade. 

 

Licenciatura em filosofia: Escolhendo a melhor instituição educacional para fazer licenciatura 

Escolher uma boa instituição educacional para você fazer a sua Licenciatura em Filosofia é um tema muito delicado e complexo, mas simples ao mesmo tempo. 

 

Parece uma frase muito sem sentido, mas não se engane, ela faz muito sentido e você vai entender o porquê! 

 

Na hora de ingressar em uma instituição você precisa analisar, a grade disciplinar, entender como a faculdade cuida de seus alunos (para você não ter problemas no futuro) ver se ela tem o aval do MEC. 

 

Após isso, você precisa analisar o ensino da faculdade, ver se ele é de qualidade. E por fim, você precisa escolher a que mais lhe agrade atende às suas expectativas e necessidades.

 

Viu?! Não falamos que ao mesmo tempo em que é complexo, por demandar questões muito técnicas, também se mostra algo simples no fim, tendo em vista que você precisa escolher a que atende suas expectativas. 

 

Sendo assim, fica a nossa ênfase neste ponto tão importante que é entender se a instituição atende às suas expectativas. 

 

Afinal, assim como falamos no início do texto, você vai dedicar seu tempo, investir dinheiro e sua vida para isso, e seria uma péssima experiência fazer tudo isso em uma faculdade que não cuida corretamente de seus alunos. 

 

Licenciatura em filosofia: Estudando a distância, realmente vale a pena?

Estudar a distância é uma tendência que tem crescido de forma exacerbada nos últimos anos.

 

Isso porque ela facilita muito a vida do estudante, ainda mais quando a instituição é longe ou o percurso até chegar na faculdade é muito complicado, por causa de trânsito, condições climáticas, etc.

 

Neste sentido, o estudo EAD contribui ricamente, além de facilitar para o futuro estudante que deseja tirar a sua Licenciatura em Filosofia.

 

Ao que concerne o estudo a distância, as disciplinas e grandes são as mesmas da presencial e que citamos blocos acima. 

 

Desta maneira, essa escolha de estudo tem sido aperfeiçoada com o tempo e por isso cada vez mais pessoas têm aderido esse modelo de estudo. 

 

Mas para você cursar a distância você precisa ao menos atender alguns requisitos como;


  • Ter um computador;
  • Acesso a internet;
  • Ter conhecimento de e-mail;

 

São coisas muito básicas, porém muito necessárias para que você possa ter um estudo, um ótimo desempenho e conseguir estudar tranquilamente.

 

Outro ponto interessante é que cada vez mais o preconceito que havia sido estabelecido por conta do estudo a distância tem caído cada vez ainda, 

 

Ainda mais nesse tempo de pandemia no qual vivemos, e esse modelo de estudo tem sido a única opção além do mais eficaz.

 

Por isso o número de aceitação tem sido cada vez maior, por isso, reforçamos, não tenha medo de ingressar e seguir carreira fazendo a sua Licenciatura em Filosofia à distância.

 

Conclusão

Ter uma Licenciatura em Filosofia nunca foi tão fácil quanto agora nestes novos tempos, você não acha? 

 

Com a tecnologia ficou tudo mais fácil e prático e assim como muitas áreas foram beneficiadas, a área do estudo também foi uma delas. 

 

Ainda mais aqueles que desejam se tornar docentes, passam a ter uma facilidade maior, tendo em vista que cursos EAD têm surgido com frequência. 

 

Sendo assim, aproveite esse momento onde a tecnologia tem contribuído ricamente além de facilitar o aprendizado das pessoas. 

 

Mas lembre-se do que falamos no decurso deste artigo, se atente aos pontos importantes como a reputação da instituição, se ela tem o aval do MEC, para que você não tenha problemas no futuro e perca seu tempo e dinheiro ao investir em um curso que não tem validade.

 

Se você estiver em busca de mais conteúdo e informações, não esqueça de visitar o nosso blog, lá você encontrará muito conteúdo bom e que vai te ajudar. 

ENTRE EM CONTATO

 

Contato via Whatsapp